-
Técnologia Dunlop
Há mais de 120 anos, a Dunlop se reinventa a cada dia com muita pesquisa e conhecimento prático sobre o que é pilotar um veículo com conforto e segurança. Desde a escolha da matéria-prima e dos componentes químicos até o desenvolvimento de sulcos especiais, a inventora do pneumático entende perfeitamente que, sem inovação e tecnologia, o mundo não roda.
Conheça a tecnologia dos pneus Dunlop, um diferencial que se destaca em todos os tipos de pistas.
-
Campos de Prova
Três campos de prova completos, capazes de simular diversos tipos de pistas com os pneus Dunlop. Antes de ser lançada, cada novidade da marca passa por aqui. Conheça as pistas do Grupo Sumitomo Rubber:
Okayama
Com uma ampla variedade de condições de direção, a pista de testes Sumitomo, em Okayama (Japão), reproduz todas as estradas do mundo com mais de um milhão de metros quadrados. Para proporcionar mais segurança e conforto, a pista possui um papel inestimável na criação de pneus de alta performance (que ostentam superior dirigibilidade e conforto), pneus da próxima geração (incluem pneus de rodagem sem pressão), pneus para carros elétricos e para ultraleves.
Nayoro
Uma das bases de testes automotivos mais importantes do Japão, as instalações de Nayoro possuem uma área total de 870 mil metros quadrados, incluindo um circuito principal de dois mil e duzentos metros quadrados cobertos de gelo e neve por toda sua extensão.
Asahikawa
Especial para testes de inverno, a pista de Asahikawa, no Japão, possui uma área de 210 mil metros quadrados, além de um circuito de 1400 metros e uma variedade de superfície de neve e gelo.
-
Seu Pneu Por Dentro
Os engenheiros Dunlop utilizam, juntamente com sua expertise, estruturas e materiais que oferecem flexibilidade, durabilidade, entre muito outros benefícios aos pneus. Conheça as tecnologias:
Carcaça de poliéster, nylon ou aço
Na Dunlop, a parte mais resistente dos pneus é produzida com esses três diferentes materiais, os quais oferecem resistência à pressão, peso e choques. Além disso, os pneus radiais possuem cintas que complementam sua resistência.
Parede lateral
As laterais da carcaça dos pneus Dunlop são revestidas por uma borracha com alto grau de flexibilidade e resistência.
Ombros
Os ombros são os apoios que os pneus têm nas curvas e manobras, localizados entre a parede lateral e banda de rodagem, oferecendo um maior controle nas pistas.
Banda de rodagem
Essa é a parte do pneu que fica em contato com o solo. Nos pneus Dunlop, os desenhos possuem partes cheias (biscoitos ou blocos) e partes vazias (sulcos) que oferecem aderência, tração, estabilidade e segurança.
Talões
Os talões são feitos de arames de aço de alta resistência que mantém o pneu fixado ao aro da roda. Uma solução simples, porém muito importante para a segurança dos pneus e do veículo.
Cintas de aço
As cintas de aço garantem a área de contato necessária entre o pneu e o solo, pois sua função é estabilizar e suportar cargas em movimento.
-
Como é feito um Dunlop
Eficiência e sustentabilidade: esse é o método utilizado na produção dos pneus Dunlop. Conheça e saiba o porquê:
Conceito de produção inovador
Além de inventar o pneumático, a Dunlop reinventa todos os dias a maneira como desenvolve cada um de seus pneus. A empresa adota um sistema de produção denominado Sun System, que aumenta a produtividade e a qualidade dos pneus, resultando em uma rodagem durável e confortável e otimizando o tempo de resposta em manobras devido à uniformidade do produto. Na Dunlop, todos os pneus passam por um rigoroso controle, desde a escolha do material até a entrega do produto final.
Preocupação com meio ambiente
Com o sistema de produção Sun System, todo mundo sai ganhando: as fábricas da Dunlop, você e a natureza. Isso porque, em sua produção, a Dunlop possui um rigoroso controle de emissões de gases e efluentes, o que faz com que a poluição seja zero. Além disso, a empresa conta uma estação de tratamento de água para garantir até 100% do material para reutilização. A Dunlop também trabalha em prol da sustentabilidade.
-
Diferenciais Dunlop
Do desenvolvimento à finalização, a Dunlop emprega todo seu processo de pesquisa e tecnologia na produção de seus pneus. É isso que faz com os seus modelos se destaquem em todas as pistas. Conheça os diferenciais Dunlop:
Compostos inovadores
Os compostos de borracha utilizados em seu pneu Dunlop são desenvolvidos utilizando-se a nanotecnologia, que permite otimizar as ligações químicas entre os elementos, trazendo vantagens como redução da resistência ao rolamento dos pneus, menor retenção de calor, otimização da performance dinâmica, tanto em condições de pista seca, como em pista molhada.
Tudo isso traduz-se em maior prazer de condução e, acima de tudo, economia de combustível e prazos mais estendidos para substituir seus pneus.
Simulação digital
Buscando melhorar continuamente nossos produtos, oferecendo a máxima performance, com desgaste uniforme da banda de rodagem e contribuição para a redução do consumo de combustível, dispomos da tecnologia DIGI-TYRE, Digital Tire Simulation, cujo software e hardware foram desenvolvidos para o desenvolvimento de produtos inovadores, com capacidade e precisão para simular as condições mais adversas de uso, com grande grau de precisão.
Maior uniformidade
Nossos pneus são produzidos em uma linha de montagem automatizada e com um diferencial importante: algumas etapas consistem na aplicação de materiais sem a realização de emendas, o que garante maior qualidade construtiva e consequentemente maior uniformidade, traduzindo-se em uma condução confortável, de alta performance e segura.
O destaque é a JLB (Joint Less Belt), que é um reforço estrutural em malha têxtil que é aplicado logo abaixo da camada de borracha que compõe a banda de rodagem, garante a integridade e estabilidade da carcaça, além de otimizar a performance e dirigibilidade do veículo.
Maior resistência à aquaplanagem
Todos os modelos Dunlop possuem disposição assimétrica dos sulcos, os quais oferecem estabilidade e precisão acima da média em pistas molhadas.
Mais contato com o asfalto
Exclusividade Dunlop: os novos pneus da marca apresentam uma área de contato de 4% a 8% maior. Essa diferença gera um desgaste menor nas extremidades, além de mais estabilidade, rapidez e precisão nas pistas.